top of page

O caminho é mais importante que o fim


ree

É comum que estabeleçamos novas metas em diversos momentos da vida. No entanto, idealizar um objetivo é bem mais fácil do que, de fato, alcançá-lo. Por exemplo, alguém pode se sentir super motivado a começar a estudar para um resultado específico, mas, quando aquele ânimo inicial diminui, a tendência é desistir do processo.


Uma das formas mais eficazes de aumentar a constância necessária para atingir uma meta é justamente dar menos importância ao resultado final e, em vez disso, valorizar o processo.

Mas, por que isso é tão importante?


Alcançar uma meta é o resultado de um processo que exige mudanças comportamentais, as quais precisam se tornar cada vez mais rotineiras para que você se aproxime do seu objetivo. Se essas etapas são vistas como "entediantes", "cansativas" ou algo similar, é natural que o desgaste aumente até que a ideia da desistência se torne presente.


Sendo assim, uma das melhores maneiras de melhorar a aderência a um hábito é interligar a meta ao comportamento. Voltando ao exemplo dos estudos: a pessoa pode ter certa resistência a estudar, contudo, a partir do momento em que o estudo é visto como algo que a deixa mais próxima de sua meta, e ela começa a se contentar com o fato de estar se aproximando do seu objetivo, torna-se muito mais fácil continuar tentando.


Valorize o processo! Por mais que suas expectativas estejam no futuro, é o "hoje" que vai te fazer chegar lá.

 
 
 

Comentários


© Psicólogo Lucas Claudio, 2025

bottom of page